Recomendações para com um enfermo

Muitos irmãos, não sabem a maneira correta de se portar diante de uma situação de enfermidade. Sendo assim, resolvi postar aqui, alguns Hadith que, abordam o assunto.    


A visita ao enfermo.

   Al Barrá Ibn Ázeb (R.A.A) disse: "o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) nos ordenou visitarmos o enfermo, seguirmos o séquito do funeral, rogarmos a Deus por quem espirra, cumprirmos com nosso juramento, prestarmos apoio aos oprimidos, aceitarmos um convite e difundirmos a saudação." (Bukhari e Muslim)
   Abu Huraira (R.A.A) narrou que o mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: "O muçulmano tem cinco deveres para com os demais muçulmanos: retribuir a saudação, visitar o enfermo, acompanhar o séquito do funeral, aceitar um convite e rogar a Deus por quem espirra." Bukhari e Muslim)
   Abu Huraira (R.A.A) relatou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: "Deus, Todo Poderoso, dirá, no Último Dia" 'Ó filho de Adão, encontrei-Me doente, e não Me visitaste!" Dirá o filho de Adão: 'Ó senhor, como poderia visitar-Te, sendo Tu o Senhor do Universo?' Dirá Deus: 'Acaso não tiveste conhecimento de que fulano, Meu servo, ficou doente, e não o visitaste? Acaso não tinhas conhecimento de que se o tivesses visitado, encontrar-Me-ias com ele? Ó filho de Adão, pedi que Me desses de comer, e não Me destes!' Dirá o filho de Adão: 'Ó Senhor, como poderia dar-Te  de comer, se Tu és o Senhor de Universo?' Dirá Deus 'Acaso, fulano, Meu servo, não pediu que lhe desses de comer, e não lhe deste? Acaso não tinhas conhecimento de que se lhe houvesses dado de comer, encontrarias recompensa em Mim? Ó filho de Adão, pedo que Me desses de beber, e não Me deste!' Dirá: 'Ó Senhor, como poderia dar-Te de beber, quando Tu és o Senhor do Universo: 'Dirá: 'Fulano, Meu servo, te pediu que lhe desses de beber, e não lhe deste! Acaso não sabias que se lhe tivesses dado de beber, encontrarias recompensa em Mim?''' (Muslim)
   Sauban (R.A.A) relatou que o Profeta de Deus (S.A.A.S) disse: "Durante a visita de um muçulmano a outro muçulmano enfermo, o primeiro permanecerá no limiar do Paraíso, até regresse da sua visita." Alguém perguntou: "que é o limiar do Paraíso?" Respondeu: "É a zona em que as frutas estão maduras." (Muslim)
   Áli (R.A.A) relatou que ouvira o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) dizer: "Quando um muçulmano visitar outro muçulmano enfermo, pela manhã, haverá setenta mil anjos que implorarão a Deus por ele, até que anoiteça; e quando o visitar, à noite, haverá setenta mil anos que implorarão a Deus por ele, até que amanheça. Além disso, terá um horto de frutas maduras no Paraíso. (Tirmizi)



Como se Faz a súplica pelo enfermo.

   Aicha (R.A.A) relatou que o profeta (S.A.A.S) visitava qualquer membro doente da sua família, tocava o paciente com a mão direita, e suplicava: "Ó Deus, Senhor da humanidade, retira deste a aflição e dá-lhe a cura, Tu és o Curador, enão há outro curador além de Ti! Proporcionas uma cura que deixa a doença para trás" (Muttafac Alaih).
   Osman Ibn Abu al'As (R.A.A) relatou que em certa ocasião se queicou de umas dores para o Mensageiro de Deus (S.A.A.S), que lhe disse: "Pões tua mão no lugar que te dói, e dize três vezes: 'Em nome de Deus!' e sete vezes: 'Refugio-me na glória e no poder de Deus, de todo o mal que me aflige e preocupa!'" (Muslim)
   Ibn Abbás (R.A.A) relatou que o Profeta (S.A.A.S) visitou um árabe da zona rural que estava doente. Sempre que ele visitava uma pessoa doente, costumava dizer: Lá  bassa tahurun incha Allah (não tenhas medo; a doença se mostrará purificadora, Deus assim o quiser) (Bukhari)


Recomendação de se perguntar aos familiares de um enfermo sobre o estado dele. 

   Ibn Abbás (R.A.A) narrou que quando Áli Ibn Abu Tálib (R.A.A) terminou sua visita ao Mensageiro de Deus (S.A.A.S), durante a sua última enfermidade, antes de morrer, pessoas se aproximavam dele, perguntando: "Ó Abu Hassan, como está o mensageiro de Deus (S.A.A.S)?" ele repondeu: "Está no melhor da sua saúde, graças a Deus!" (Bukhari)









  

 
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário