Allah, Exaltado seja, diz:
) إِنَّمَا الْخَمْرُ وَالْمَيْسِرُ وَالْأَنْصَابُ وَالْأَزْلامُ رِجْسٌ مِنْ عَمَلِ الشَّيْطَانِ فَاجْتَنِبُوهُ لَعَلَّكُمْ تُفْلِحُونَ)(المائدة: من الآية90)
“Ó crentes, as bebidas inebriantes, os jogos de azar, (a cultuação aos) altares de pedra, e as adivinhações com setas, são manobras abomináveis de Satanás. Evitai-as, pois, para que prospereis”. (5:90).
A ordem para se evitar é uma das mais fortes provas da proibição, pois vinculou as bebidas alcoólicas com a cultuação aos altares que são os deuses e os ídolos dos politeístas. Não há argumento de quem diz que não foi afirmado que é proibido, mas para ser evitado.
A ameaça está presente na Sunna do Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) para quem toma bebidas alcoólicas. Jáber, relatou que o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Allah prometeu a quem toma bebidas alcoólicas dar-lhe de beber do produto dos transtornados.” Perguntaram-lhe: “Que produto dos transtornados é esse?” Respondeu: “O suor dos condenados ao Inferno.”102 Ibn Abbas (que Allah esteja satisfeito com ele) relatou que o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) disse: “Quem morrer viciado em bebidas alcoólicas, encontrará Allah como se tivesse adorado um ídolo.”103
102. Narrado por Musslim, 3/1587.
103. Narrado por Tabaráni, 12/45. Consta, também, do Sahih Jámi’, 6525.
Há uma grande variedade de inebriantes em nossa época e numerosos são os seus nomes. São chamadas de cerveja, de água ardente, de vodka, champanhe, vinho, conhaque, rum, gin, uísque, etc. Apareceu o tipo que o Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) informou que irá aparecer, ao dizer: “Haverá pessoas da minha comunidade que irão tomar inebriantes e lhe darão outros nomes.”104 para dissimulá-las:
)يُخَادِعُونَ اللَّهَ وَالَّذِينَ آمَنُوا وَمَا يَخْدَعُونَ إِلَّا أَنْفُسَهُمْ وَمَا يَشْعُرُونَ) (البقرة:9)
“Pretendem enganar a Allah e aos crentes, quando só enganam a si mesmos, sem se aperceberem disso”. (2:9).
A Chari’a esclareceu a questão, eliminando a intriga da fraude nas palavras do Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz): “Todo que embebeda é inebriante e todo inebriante é ilícito.”105 Todo aquele que causa dúvida à mente, entorpecendo-a é ilícito, quer seja muito ou pouco.”106 Não importa a variedade dos nomes, a sentença é uma só.
105. Narrado por Musslim, 3/1587.
106. O hadice: “O que enbriaga, o muito e o pouco dele é ilícito” foi narrado por Abu Daoud, nº 3681 e consta do Sahih Abu Daoud, 3128.
Finalmente, esta é uma admoestação do Profeta (Allah o abençoe e lhe dê paz) aos consumidores das bebidas que embriagam. Ele disse: “Quem tomar bebidas inebriantes e se embriagar, não lhe será aceita a oração durante quarenta dias. Se morrer nessa situação, irá para o Inferno. Se se arrepender, Allah o perdoará. Se beber novamente e se embriagar, não lhe será aceita a oração durante quarenta dias. Se morrer nessa situação, irá para o Inferno. Se se arrepender, Allah o perdoará. Se voltar a beber e se embriagar, não lhe será aceita a oração durante quarenta dias. Se morrer nessa situação, irá para o Inferno. Se se arrepender, Allah o perdoará. Se voltar a beber Allah terá o direito de fazê-lo beber do produto dos transtornados.” Perguntaram-lhe: “Que vem a ser o produto dos transtornados?” Respondeu: “O suor dos condenados ao Inferno.”107
Se esse é o caso dos que tomam bebidas que embriagam, qual será a situação que consomem algo mais grave e se viciam em drogas?
107. Narrado por Ibn Mája, 3377. Consta, também, do Sahih al Jámi’, 6313.
Mesmo sabendo da total proibição de Allah (swt) e, dos problemas causados pelo consumo destas substâncias, as pessoas insistem no seu consumo, afim de obter "diversão, prazer, etc."
Mas tudo isso não passa de uma simples ilusão, enquanto por um lado tem a falsa ilusão de prazer, por outro, estará destruindo a família, a saúde, a sociedade,etc. Além da desobediência ao criador Allah (swt).
Mesmo sabendo da total proibição de Allah (swt) e, dos problemas causados pelo consumo destas substâncias, as pessoas insistem no seu consumo, afim de obter "diversão, prazer, etc."
Mas tudo isso não passa de uma simples ilusão, enquanto por um lado tem a falsa ilusão de prazer, por outro, estará destruindo a família, a saúde, a sociedade,etc. Além da desobediência ao criador Allah (swt).
Nenhum comentário:
Postar um comentário