Surat an-Nissa’ cap. 4 vs. 3: “E, se temeis não ser equitativos para com os órfãos, esposai as que vos aprazam das mulheres: sejam duas, três ou quatro. E se temeis não ser justos, esposai uma só, ou contentai-vos com as escravas que possuis. Isso é mais adequado, para que não cometais... injustiça”.
As-salamu
‘alaikum! O versículo citado traz nele um assunto polêmico e muito sério para
as brasileiras: o casamento com mais de uma mulher.
Por
causa da nossa cultura dominada pelo cristianismo, sempre aprendemos que o
homem deve se relacionar apenas com uma mulher, e nada de pensar em ter outra
ao mesmo tempo. E mesmo com a banalização do amor e dos relacionamentos que vemos
hoje, muitos ainda sentem um pouco de asco ao saber de um caso em que um homem
que tem duas mulheres.
Mas
nós somos muçulmanas e sabemos que a relação entre um homem e mais de uma
mulher existe e é validada pelo Islam, e não é haram, desde que obedeça às
regras que Allah SWT prescreveu. Só por este motivo, não deveríamos ser tão
avessas a esta prática. Foi Allah SWT quem a permitiu, e se Ele permitiu é
porque temos capacidade de conviver com ela independente de nossa cultura. Sabemos
também que o casamento plural é permitido e que isso não significa obrigatório.
Mas quem não aceitar participar desta prática deve ter em mente que não é
correto considerar esta permissão divina como algo ruim, nem deve propagar esta
imagem do casamento plural.
Se
estiver no contrato nupcial que a mulher não aceita um segundo casamento, isto
deve ser cumprido. Mas se não está, ela precisa saber que não pode impedir o
marido de realizar o segundo casamento. E também que ele não precisa da
permissão da primeira esposa para casar com uma segunda. É muito importante
compreender o lado espiritual da questão do casamento plural, principalmente
para nós mulheres.
Encontrei
uma narração que foi considerada fraca, mas creio que ela tem um fundo de
verdade. At-Tabaraani narra que Ibn Mas’ud ouviu o profeta s.a.w. dizer: “Allah
decretou o ciúme para as mulheres e o jihad para os homens, portanto quem o
suporta com paciência devido à sua fé e em busca de recompensa terá a
recompensa equivalente à do mártir”. Sejamos francas, temos ciúmes sim de
nossos parceiros estarem com outra mulher. Mas sejamos também razoáveis: vamos lembrar-nos
do que Allah SWT disse sobre a paciência, do que o Mensageiro s.a.w.s disse
sobre amarmos para nossos irmãos o que amamos para nós mesmos. E lembremos mais
ainda das recompensas que existem dentro do casamento, principalmente em
relação à paciência. Uma mulher ter paciência com o segundo casamento de seu
esposo terá recompensas especiais para ela por muitas razões. Vamos analisa-las
sob a luz do Qur’an:
1
– O fato de o marido tomar uma segunda esposa é considerado como um teste para
a mulher, e se ela suporta com paciência, tem a recompensa de ser paciente
diante de uma provação, e Allah SWT diz no Qur’an em Surat az-Zumar cap.39 vs. 10: ”Apenas os que pacientam serão
recompensados, sem contar, com seus prêmios”. E o Mensageiro s.a.w. disse:
“Nenhuma fadiga, doença, sofrimento, tristeza, dor ou aflição toca um
muçulmano, nem mesmo um espinho que o fure, sem que Allah expie com isso alguns
de seus pecados”. E ele s.a.w. também disse: “As provações continuam a tocar o
crente, homem ou mulher, seus filhos e suas riquezas, até que ele se encontre
com Allah sem nenhum pecado”.
2
– Se uma mulher aceita o segundo casamento e trata bem tanto o marido como a
outra esposa, ela terá a recompensa dos muhsinin. Allah SWT disse no Quran: Surat Yusuf cap. 12 vs. 90: ”Por certo,
quem é piedoso e pacienta, Allah não faz perder o prêmio aos benfeitores”. Surat-Rahman cap.55 vs. 60: ”Há outra
recompensa da benevolência senão benevolência?” E em Surat
al-Ankabut cap.29 vs. 69: ”E por certo, Allah é com os benfeitores”
3
– Se ela fica com raiva por causa disso, mas controla o sentimento – e
controlar a língua é parte de controlar a raiva – Allah SWT diz Surat al-Imran cap.3 vs. 134: ”...que
contêm o rancor, e indultam as outras pessoas – e Allah ama os benfeitores”.
Estes
são exemplos das recompensas adicionais que a mulher recebe, além da que tem
direito por obedecer ao esposo normalmente. Então irmãs, vamos repensar essa
questão a partir deste ponto de vista. Temos que entender que o casamento
plural é permitido e ele não tem que ser motivo de tristeza só porque não
estamos acostumadas com isso em nossa cultura. O Islam deve estar em primeiro
lugar em nossas vidas. Numa situação como essa, não devemos fazer como uma irmã
que impôs ao marido que para se casar com outra, ela deveria ficar em outro
país e que ele não poderia ir visita-la por mais de um mês. E ele não aceitou
esta condição pensando em como seria injusto tanto com a segunda esposa como
com ele mesmo e com os filhos que tivesse com ela. E fez como diz Allah SWT: Surat an-Nissa’ cap. 4 vs. 3: “E, se
temeis não ser equitativos para com os órfãos, esposai as que vos aprazam das
mulheres: sejam duas, três ou quatro. E se temeis não ser justos, esposai uma
só, ou contentai-vos com as escravas que possuis. Isso é mais adequado, para
que não cometais injustiça”. Onde está o
senso de justiça na atitude desta esposa? Onde está o respeito pelas normas de
Allah SWT? O marido assume obrigações com as duas esposas, e a primeira resolve
impor suas próprias condições sendo que elas vão além dos limites de Allah SWT?
Não, este é um exemplo do que não devemos fazer se vivermos esta situação.
Temos de lembrar de nosso Senhor Altíssimo e daquilo que Ele decretou. E precisamos
ter em mente que se apoiamos o marido e o ajudamos, inclusive, a ser justo com
nossa irmã – porque sim, a outra esposa do nosso marido é nossa irmã muçulmana
– nós teremos muito mais recompensa junto de Allah SWT. Isso é muito mais
agradável aos olhos de Allah SWT, e fazer o que apraz Allah SWT é parte da ‘ibada,
da adoração. Vamos procurar sempre fazer o que vai nos aproximar de Allah SWT,
não importando se é diferente do que estamos acostumadas a fazer e aceitar.
Que
Allah SWT nos dê orientação dentro da religião e nos faça seguir corretamente
Sua senda reta, aplicando Sua justiça e buscando Sua Graça e Misericórdia.
Ameen.
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