Modos e Características do Profeta Muhammad (S.A.A.S)

1. Intelecto destacável: O Mensageiro () tinha um intelecto excelente,
completo e destacável. Nenhum homem teve um intelecto tão
completo e perfeito como ele. Qadhi Iyaadh16 que Deus tenha piedade
dele, disse:
‘Isto se faz evidente quando o pesquisador lê a biografia do Profeta e
entende sua situação, suas significativas e compreensivas palavras,
suas tradições, seus bons modos, sua ética e sua moral; seu conhecimento
da Tora, do Evangelho, das Divinas Escrituras; seu conhecimento
das palavras dos sábios e dos povos antepassados, sua capacidade
de mostrar exemplos e de implementar políticas e comportamentos
corretos . Foi um exemplo e um paradigma que sua gente
procurava em todos os ramos do conhecimento; atos de adoração,
medicina, leis de sucessão, linhagem e outros temas. Conhecia e aprendia
tudo sem ler nem examinar as Escrituras daqueles que nos
antecederam; também não se sentava com especialistas. O Profeta
não teve uma educação formal, e ainda assim, sabia todo o conhecimento
passado; foi designado como Profeta, sem saber ler nem escrever.
O Profeta () era sábio no máximo de sua capacidade. Deus, o
Altíssimo, informou-lhe do que havia acontecido, (no passado) e do
que aconteceria no futuro. É um sinal de que o Domínio pertence a
Deus, e de que ele é capaz de tudo.’17
2. Fazer coisas em Nome de Deus: O Profeta () sempre realizava
ações através das quais buscava agradar a Deus. Foi atacado e perseguido
quando convidava o povo para o Islã; ainda assim teve paciên-
16 Erudito
17 Qadhi Eiyadh, ‘Al-Shifa bita’rifi Hoquqil-Mostafa’
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cia e tolerou, e sempre teve esperanças na recompensa de Deus. Abdullah
b. Masud, que Deus esteja comprazido com ele, disse:
‘É como se estivesse olhando o Profeta () , falando sobre um Profeta
que foi magoado pelo seu povo. Limpou o sangue do rosto e
disse: ‘Oh Deus ! Perdoa meu povo, pois não sabe o que faz! ’ (Bujari,
3290)
Yundub b. Sufyaan, que Deus esteja comprazido com ele, disse que o
Mensageiro () tinha um dedo sangrando durante uma das batalhas,
e disse: ‘Não és mais do que um dedo que sangra; que sofre no caminho
de Deus’. (Bujari, 2648).
3. Sinceridade: O Profeta () era sincero e honesto em todos os aspectos,
tal como lhe havia ordenado Deus. O Altíssimo disse no Alcorão:
Diga-lhes: Por certo que minha oração, minha oblação, minha
vida e minha morte pertencem a Deus , Senhor do Universo,
Quem não tem co-participantes . Isto é o que me ordenaram
crer, e sou o primeiro, desta nação, a submeter-se a
Deus. [6:162-163]
4. Boa moral, ética e companheirismo: A’ishah, sua esposa, ao ser
questionada sobre o comportamento do Profeta disse: ‘Seus modos
eram o Alcorão.’
Isto significa que o Profeta () se regia pelas leis e mandamentos
corânicos e se abstinha do que o Alcorão proibia. Cumpria com todos
os seus atos virtuosos. O Profeta () disse:
‘Deus me enviou para aperfeiçoar os bons costumes e completar as
boas ações. (Bujari y Ahmad).
Deus, o Altíssimo, descreveu o Profeta () da seguinte maneira:
Certamente és de uma natureza e moral grandiosas. [68:4]
Anas b. Malik, que Deus esteja comprazido com ele, foi o serviçal do
Profeta () durante dez anos, dia após dia, durante suas viagens e
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
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também quando residia em Medina. Durante esse tempo, conheceu
os modos do Profeta. A esse respeito, disse:
‘O Profeta () não insultava ninguém, também não era grosseiro
nem maldizia. Quando acusava alguém, dizia: ‘ Que lhe sucede!
Que seu rosto se encha de pó.’ (Bujari, 5684).
5. Amabilidade e bons modos: Sahl b. Sa’d, que Deus esteja comprazido
com ele, narrou: “Trouxeram-lhe algo para o Profeta ()
beber e ele bebeu. À sua direita havia um menino e à sua esquerda
uns anciões. Perguntou ao menino:
‘Te incomoda se lhes dou de beber?’ O menino respondeu: ‘Oh
Profeta de Deus! Por Deus! Não queria que ninguém, antes de mim,
bebesse de onde tu bebeste. É meu direito fazê-lo, por estar sentado
à tua direita18’. Então o Mensageiro de Deus () deu de beber ao
menino. (Bujari, 2319).
6. Amor pela reforma e pela reconciliação: Sahl b. Sa’d, que Deus
esteja comprazido com ele , narrou que, numa ocasião os do povo de
Qubaa’19 lutaram entre eles e se apedrejaram. O Profeta () disse:
‘Vamos resolver a situação e fazer com que façam as pazes.’ (Bujari,
2547).
7. Ordenar fazer o bem e proibir fazer o mal: O Mensageiro de Deus
viu um homem com um anel de ouro20, tirou-o e jogou-o fora. Logo
disse:
‘Acaso colocarias uma brasa quente em tua mão?
Quando o Profeta () se foi, disseram ao homem que pegasse o anel
e o vendesse para obter algum lucro. O homem disse: ‘Não , por
18 Segundo a etiqueta islâmica, deve-se começar sempre pela direita.
19 Um povoado nas proximidades de Medina.
20 É proibido no Islã que os homens usem ouro.
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Deus! Jamais o pegaria depois que o Mensageiro de Deus () o tivesse
jogado fora.’ (Muslim, 2090).
8. Amor pela Purificação: Muhaayir b. Qunfudz, que Deus esteja
comprazido com ele, narrou que passou pelo Profeta () quando
este estava urinando, e o saudou com a paz (Salaam), mas o Profeta
() não lhe retribuiu a saudação até que se higienizou e fez a ablução;
desculpou-se dizendo:
‘Não gosto de mencionar o nome de Deus quando não estou em
estado de pureza.’ (Ibn Juzaimah, 206).
9. Cuidar das palavras: Abdullah b. Abi O’faa, que Deus esteja comprazido
com ele , disse que o Mensageiro de Deus () se ocupava
com a lembrança de Deus e não falava em vão. Fazia extensas suas
orações e breves seus discursos; não duvidava em ajudar e encarregar-
se das necessidades dos que mais precisavam, fossem pobres ou
viúvas. (Ibn Hib’ban, 6423).
10. Destacar- se em atos de adoração: A’ishah, que Deus esteja comprazido
com ela, disse que o Profeta de Deus () costumava orar
durante a noite até que lhe inchavam os pés.
A’ishah, que Deus esteja comprazido com ela, disse: ‘Por que fazes
isto, Oh Mensageiro de Deus, sendo que Deus já perdoou teus pecados,
passados e futuros?’. O Profeta () disse:
‘ Acaso não devo ser um servo agradecido?’. (Bujari, 4557).
11. Tolerância e bondade: Abu Hurairah, que Deus esteja comprazido
com ele, disse que At-Tufail b. Amr ad-Dawsi e seus companheiros
vieram saudar o Profeta ().
Disseram: ‘Oh Mensageiro de Deus, a tribo dos Daws, se negou a
aceitar o Islã; suplica a Deus contra eles. Alguém disse: ‘A tribo dos
Daws está condenada e será destruída!’. O Profeta () levantou suas
mãos e contrariamente ao solicitado disse:
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
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‘Oh Deus, guia a tribo dos Daws e trá-la para nós!’
12. Bom aspecto: Al-Baraa’b b. Aazib, que Deus esteja comprazido
com ele , disse:
‘O Profeta () era uma pessoa de estatura média. Suas costas eram
largas. Seu cabelo chegava aos lóbulos das orelhas. Uma vez o vi
usando uma vestimenta vermelha; nunca vi alguém mais belo do
que ele’. (Bujari, 2358)
13. Ascetismo e assuntos mundanos: Abdullah b. Masud, que Deus
esteja comprazido com ele, disse:
‘O Mensageiro de Deus () dormiu uma vez sobre um tapete. Levantou-
se e tinha as marcas do tapete em seu corpo. Perguntamos:
‘Mensageiro de Deus, queres que te façamos uma cama?’. Ele respondeu:
‘Que tenho eu a ver com este mundo? Não sou mais que
um viajante que viaja com sua montaria e se detém à sombra de
uma árvore e logo retoma sua viagem’. (Tirmidhi, 2377)
Amr’ b. al-Haariz, que Deus esteja comprazido com ele, disse que o
Mensageiro de Deus () não deixou riquezas depois da sua morte.
Só deixou sua mula branca, suas armas e um pedaço de terra que
doou para caridade’. (Bujari, 2588).
14. Altruísmo: Sahl b. Sa’d, que Deus esteja comprazido com ele,
disse:
‘Uma mulher presenteou o Mensageiro de Deus () com uma túnica.
O Profeta () perguntou aos seus companheiros: ‘Sabeis o que é
uma túnica?’. Eles responderam:
‘ Sim, Oh Profeta de Deus! É uma peça tecida. A mulher disse: ‘Profeta
de Deus! Teci esta túnica com minhas próprias mãos para que
tu a uses’. O Mensageiro de Deus () a tomou, pois precisava dela
tremendamente. Depois de um momento, o Mensageiro de Deus
() saiu de sua casa com a túnica posta e um Companheiro lhe disMuhammad,
O mensageiro de Deus ()
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se: ‘Profeta de Deus! Dá-me essa túnica para que eu possa usá-la’. O
Mensageiro de Deus () lhe disse: ‘Sim’.
Ficou sentado um pouco e voltou a sua casa; dobrou-a e deu-a à
pessoa que a havia pedido. Os Companheiros, que Deus esteja
comprazido com eles, repreenderam esta pessoa dizendo-lhe: ‘Não
foi correto que tenhas pedido sua túnica; especialmente se sabes
que ele não negaria nada a ninguém, nem deixaria que ninguém
saísse com as mãos vazias ’. O homem disse: ‘ Por Deus! Somente a
pedi porque quero que me envolvam com essa túnica quando eu
morra’. Sahl, o narrador do Hadiz, que Deus esteja comprazido
com ele, disse: ‘A túnica foi utilizada como mortalha quando esse
homem morreu’. (Bujari, 1987)
15. Firme fé e entrega a Deus: Abu Bakr, Deus esteja comprazido
com ele , disse:
‘Olhei os pés dos pagãos enquanto estávamos na caverna. [fugindo
de seus perseguidores durante a emigração]. Disse: ‘Oh Profeta de
Deus! Se algum deles olhasse para baixo nos veria!’. O Mensageiro
de Deus () disse: ‘Abu Bakr! Que pensas de dois quando o Terceiro
é Deus, o Altíssimo? (Muslim, 1854).
16. Bondade e compaixão: Abu Qatada, que Deus esteja comprazido
com ele , disse:
‘O Mensageiro de Deus () realizava a oração enquanto levava uma
menina chamada Umaamah, filha de Abul-Aas. Quando se inclinava,
punha-a no solo; logo parava e a carregava nos braços novamente
’. (Bujari, 5650).
17. Simplificação e facilidade: Anas, que Deus esteja comprazido
com ele , contou que o Mensageiro de Deus () disse:
‘Começo a pregação com a intenção de estendê-la, mas quando ouço
uma criança chorar, encurto-a pois sei que a mãe dessa criança sofre
por seu pranto. ’
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
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18. Temor a Deus, ter cuidado de não ultrapassar Seus limites e ser
devoto: Abu Hurairah, que Deus esteja comprazido com ele, narrou
que o Mensageiro de Deus () disse:
‘Ás vezes, quando regresso com minha família, encontro um dátil
(tâmara) em minha cama. Pego-o para comer; mas tenho medo de
que tenha sido dado por caridade21; por isso, deixo-o no mesmo
lugar’. (Bujari, 2300).
19. Ser generoso: Anas bin Malik, que Deus esteja comprazido com
ele, disse:
‘Cada vez que uma pessoa aceitava o Islã, o Mensageiro de Deus
() concedia-lhe o que pedia. A um homem, o Profeta () lhe deu
um rebanho de ovelhas que estavam pastando entre as montanhas.
O homem regressou ao seu povoado e disse: ‘Oh minha gente! Aceitai
o Islã! Muhammad dá tão generosamente como quem não
teme a pobreza. (Muslim, 2312)
20. Cooperação: A A’ishah, que Deus esteja comprazido com ela,
perguntaram-lhe certa vez como se comportava o Profeta () com sua
família. Ela respondeu:
‘Ajudava a todos os membros de sua família com suas tarefas; mas
quando chamavam para a oração, retirava-se para realizar suas ora-
ções (na mesquita)’.
Al-Baraa bin ‘Azib, que Deus esteja comprazido com ele, disse:
‘Vi o Mensageiro de Deus () no Dia da batalha “da Trincheira”
levando terra [que haviam tirado de uma trincheira] até que seu
peito estava coberto de pó. Era um homem peludo. Ouvi-o repetir
uns versos da poesia composta por Abdullah b. Rawaahah: ‘Oh
Deus! Se não fosse por Ti, nunca tínhamos sido guiados, nem terí-
21Foi proibido por Deus, para o Profeta e sua família, aceitar qualquer forma
de caridade.
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
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amos oferecido orações, nem feito caridade.Oh Deus! Que a tranquilidade
desça sobre nós e faça-nos firmes ao enfrentar nossos
inimigos. Certamente transgrediram contra nós! E se desejam uma
rebelião, nós a rechaçaremos! E levantava a voz ao recitar esses versos
’. (Bujari, 2780).
21. Honestidade: A’ishah, que Deus esteja comprazido com ela, disse:
‘Um traço característico do Profeta () era que detestava a mentira. Se
um homem mentia na sua presença, o Profeta () lutava até saber
que o mesmo havia se arrependido da mentira.’ (Tirmidhi, 1973).
Até seus inimigos reconheciam sua honestidade. Abu Yahl , um dos
seus mais acirrados inimigos, disse: ‘Oh Muhammad! Não digo que
és um mentiroso! Somente nego a mensagem que pregas e aquilo
para o que convocas as pessoas.’ Deus, o Altíssimo, diz: ’
Por certo que sabemos que te causa pena o que dizem [sobre
ti]. Não é a ti que desmentem, mas o que os iníquos recha-
çam são os símbolos de Deus. [6:33]
22. Honrar os limites e fronteiras de Deus: A’ishah, que Deus esteja
comprazido com ela, disse:
‘O Profeta () sempre escolhia a mais fácil das opções, desde que
não implicasse um pecado. Se o ato era pecado, afastava-se o mais
que podia. Por Deus! Nunca se vingava. Só se aborrecia quando o
povo transgredia os limites e fronteiras de Deus; nesse caso, fazia
justiça. (Bujari, 6404).
23. Expressão facial plácida: Abdullah bin al-Hariz, que Deus esteja
comprazido com ele, disse:
‘Nunca vi um homem que sorrisse tanto como o Mensageiro de Deus
()’. (Tirmidhi, 2641).
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
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24. Honestidade e lealdade: O Profeta () era bem conhecido por sua
honestidade. Os pagãos de Meca – que tinham uma hostilidade declarada
por ele – confiavam-lhe seus objetos de valor. Sua honestidade
e lealdade foram postas à prova quando os pagãos de Meca perseguiram
e torturaram seus companheiros e os expulsaram de seus
lares. Ele ordenou a seu sobrinho, Ali b. Abi Talib, que Deus esteja
comprazido com ele , que adiasse por três dias sua emigração, para
devolver às pessoas os objetos que estavam sob sua custódia.’22
Outro exemplo de sua honestidade e lealdade fica demonstrado na
Trégua de Hudaibiyah, através da qual ele esteve de acordo com o
artigo do tratado que dizia que todo homem que abandonasse o Profeta
() não seria devolvido, e todo homem que abandonasse Meca
para unir-se ao Profeta, seria devolvido a eles. Antes de concluir o
tratado, um homem chamado Abu Yandal b. Amr havia logrado escapar
dos pagãos de Meca e correu a juntar-se a Muhammad (). Os
pagãos pediram a Muhammad que cumprisse sua promessa e lhes
devolvesse o fugitivo. O Mensageiro de Deus () disse:
‘Abu Yandal! Tem paciência e pede a Deus que te conceda. Deus ,
seguramente, ajudará a ti e aos que são perseguidos, e te facilitará
uma saída. Firmamos um acordo com eles e certamente haveremos
de cumpri-lo; não nos comportaremos de forma traiçoeira.’ (Baihaqui,
18611).
25. Valentia e coragem: Ali, que Deus esteja comprazido com ele,
disse:
‘Deveriam ter-me visto no Dia de Badr! Refugiámo-nos com o
Mensageiro de Deus (). De todos nós, ele era o que estava mais
perto do inimigo. Esse dia, o Mensageiro de Deus () foi o mais
forte de todos nós’. (Ahmad, 654)
22 Biografia de Ibn Hisham, Vol. 1, p.493 [Edição Árabe].
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
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Sobre a sua valentia e coragem em circunstâncias normais, Anas b.
Malik, que Deus esteja comprazido com ele, disse:
‘O Mensageiro de Deus () era o melhor dos homens e o mais valente.
Uma noite, o povo de Medina teve medo e enviou alguns
ginetes em direção aos ruídos que se ouviam. O Mensageiro de
Deus () os encontrou quando regressava de onde provinha o ruí-
do, depois de assegurar-se de que não havia nenhum problema.
Vinha sobre o lombo de um cavalo que pertencia a Abu Talhah,
que Deus esteja comprazido com ele, sem arreios, e tinha uma espada
consigo. Disse às pessoas: ‘Não temam! Não temam’.
Encontrou-se com os ginetes enquanto ia a cavalo, sem arreios , e
levava sua espada, pois poderia ser necessária. Não esperava que os
demais verificassem a origem dos problemas.
Na Batalha de Uhud, o Mensageiro de Deus () consultou seus Companheiros.
Eles resolveram combater, enquanto ele não via necessidade
de fazê-lo.
Não obstante, aceitou seu conselho. Os Companheiros, ao saber o que
sentia o Profeta, lamentaram-se pelo que haviam feito. Os Ansar disseram-
lhe: ‘ Oh Profeta de Deus! Faz o que te pareça melhor.’ Mas ele
respondeu:
‘Não é digno de um Profeta tirar sua indumentária de combate sem
lutar.’ (Ahmad, 14829).
26. Generosidade e hospitalidade: Ibn Abbas, que Deus esteja comprazido
com ele , disse:
‘O Profeta () era o mais generoso dos homens. Era ainda mais
generoso no Ramadã, quando se encontrava com o anjo Gabriel;
encontrava-se com ele todas as noites durante o Ramadã para praticar
e rever o Alcorão. O Mensageiro de Deus () era tão generoso,
como os ventos bondosos.’ (Bujari, 6)”.
Abu Dharr, que Deus esteja comprazido com ele, disse:
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
40
‘Ia caminhando com o Profeta () na Har’rah, região vulcânica de
Medina, e nos encontramos frente ao monte Uhud; o Profeta ()
disse: ‘Abu Dharr!’ Disse-lhe: ‘Aqui estou, Oh Mensageiro de
Deus!’ Ele respondeu: ‘Não me comprazeria ter uma quantidade de
ouro igual ao peso do Monte Uhud até que não o gaste e o entregue
(em nome de Deus) em uma ou três noites. Guardaria um dinar
para ajudar a quem tem dívidas”. (Bujari, 2312)
Yabir b. Abdullah, que Deus esteja comprazido com ele ,disse:
‘O Profeta () não se negava a dar nada do que tinha se alguém
lhe pedisse’. (Bujari, 5687).
27. Timidez e modéstia: Abu Sa’id al-Judri, que Deus esteja comprazido
com ele, disse:
‘O Profeta () era mais modesto e tímido que uma virgem. Se algo
não lhe agradava, notava-se nas suas expressões faciais’. (Bujari,
5751)
28. Humildade: O Mensageiro de Deus () era a pessoa mais humilde.
Era tão humilde que se um estranho entrava na mesquita e se
aproximava de onde o Profeta () estava sentado com seus Companheiros,
não podia distingui-lo de seus Companheiros.
Anas bin Malik, que Deus esteja comprazido com ele, disse:
‘Uma vez, enquanto estávamos sentados com o Mensageiro de Deus
() na mesquita, aproximou-se um homem em seu camelo, amarrouo
com uma corda e perguntou: ‘Quem dos senhores é Muhammad ?
O Mensageiro de Deus () encontrava-se sentado no chão, com seus
Companheiros. Nós o indicamos ao beduíno: ‘Este homem branco,
que está sentado no chão’, porque o Profeta () não se distinguia de
seus Companheiros.
O Profeta () não duvidava em ajudar aos pobres, necessitados ou
viúvas, em suas necessidades. Anas b. Malik, que Deus esteja comprazido
com ele, disse:
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
41
‘Uma mulher de Medina que estava um pouco demente disse ao
Profeta (): ‘Tenho que te pedir algo’. Ele a ajudou e atendeu às
suas necessidades.’ (Bujari, 670)
29. Misericórdia e Compaixão : Abu Masud al-Ansari disse:
‘Um homem veio até o Profeta () e disse: “Mensageiro de Deus! Por
Deus! Eu não rezo a oração da alvorada (na mesquita) porque fulano
a alonga” Disse o narrador: ‘Nunca vi o Mensageiro de Deus ()
pronunciar um discurso com tanto enfado. Disse:
‘Gente! Na verdade há entre os senhores, aqueles que perseguem as
pessoas! Se vos dirigirdes às pessoas em oração, sede breves. Há
pessoas anciãs e frágeis, e outras com necessidades especiais, atrás
de vocês nas orações ’. (Bujari, 670)
Osama bin Zaid disse:
‘Estávamos sentados com o Mensageiro de Deus (). Uma de suas
filhas enviou uma pessoa para chamá-lo, para que a visitasse e ao
seu filho, que estava agonizando. O Mensageiro de Deus () disse à
pessoa, que lhe dissesse: ‘A Deus pertence o que toma. Ele deu um
limite de tempo. Ordenou-lhe que fosse paciente e que buscasse
recompensa em Deus, o Altíssimo. Sua filha enviou de volta a
mesma pessoa dizendo: ‘Profeta de Deus! Sua filha jura que deve
vir’. O Mensageiro de Deus () parou; Sa’d bin Ubaadah e Mu’adth
bin Yabal acompanharam-no. O Mensageiro de Deus () sentou-se
junto ao menino que agonizava. Os olhos do menino se congelaram
como pedras. Ao ver isso o Mensageiro de Deus () chorou. Sa’d
perguntou-lhe: ‘Que é isto, Profeta de Deus?’ Ele disse: ‘É a miseric
órdia que Deus, o Altíssimo, coloca nos corações de seus servos.
Deus é misericordioso com aqueles que são misericordiosos com os
outros. (Bujari, 6942)
30. Perseverança e Perdão: Anas bin Malik disse:
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
42
‘Uma vez, estava caminhando com o Mensageiro de Deus ()
quando usava uma túnica Yemenita, com uma gola de bordas ásperas.
Um beduíno agarrou-o fortemente. Olhei seu pescoço por
trás e vi que a gola da túnica havia lhe deixado uma marca. O bedu-
íno disse: ‘Oh Muhammad! Dá-me um pouco da riqueza de Deus
que tu tens.’O mensageiro de Deus () virou-se para o beduíno , riu
e ordenou que lhe entregassem algum dinheiro.’ (Bujari, 2980)
Outro exemplo de sua perseverança é a historia do Rabino Judeu,
Zaid bin Sa’nah. Zaid emprestou algo ao Mensageiro de Deus ().
Zaid disse:
‘Dois ou três dias antes da devolução da dívida, o Mensageiro de
Deus () assistia ao funeral de um homem dos Ansar. Abu Bakr,
‘Umar, ‘Uzman e alguns outros Companheiros, estavam com o
Profeta (). Depois de rezar a oração fúnebre sentou-se junto a uma
parede; eu fui até ele, agarrei-o pelo colarinho, olhei-o de maneira
severa e disse-lhe: ‘Muhammad! Não me pagarás a dívida do
empréstimo? Eu não conheci a família de Abdul-Mutalib para que
se demore a devolução da minha dívida! Olhei Umar b. al-Jattaab.
Seus olhos estavam cheios de raiva! Olhou-me e disse: ‘ Inimigo de
Deus, falas ao Mensageiro de Deus e te diriges a ele desta maneira?
Por aquele que me enviou com a verdade, se não fosse o medo de
perder a entrada no Paraíso, ter-te-ia decapitado com a minha
espada! O Profeta de Deus () olhando para ‘Umar de forma calma
e pacífica, disse: ‘Umar, deverias ter-nos dado um conselho sincero
em vez de fazer o que fizeste! Umar, vai e paga-lhe a dívida;
entrega-lhe vinte Sa’a (medida de peso) extras por o teres
assustado!’ Zaid disse: ‘Umar partiu comigo e me pagou a dívida e
me entregou os vinte Sa’a extras. Eu lhe perguntei: ‘Que é isto? Ele
disse: O Mensageiro de Deus () ordenou-me que te desse, porque
eu te assustei. ‘Zaid logo perguntou a Umar: ‘Umar, sabes quem sou
eu?’ Umar disse: ‘Não, não sei – Quem és?’ Zaid disse: ‘Eu sou Zaid
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
43
b. Sa’nah’. Umar perguntou: ‘O Rabino?’ Zaid respondeu: ‘Sim, o
Rabino.’ Umar, a seguir, perguntou: ‘Que te fez dizer o que disseste
ao Profeta?’ Zaid respondeu: ‘Umar, vi todos os sinais de um
profeta no rosto do Mensageiro de Deus () exceto dois: sua
paciência e perseverança antecedem a sua ignorância e, a segunda,
quanto mais duro és com ele, mais amável e paciente se torna, e
agora estou satisfeito. Umar, tenho-te como testemunha e
testemunho que não há Deus exceto Deus, minha Religião é o Islã e
Muhammad () é o meu Profeta. Também te tomo como
testemunha que a metade da minha riqueza – e eu hoje estou entre
os mais ricos de Medina –a entregarei pela causa de Deus, a todos
da comunidade. ‘Umar disse: ‘Não será possível distribuir tua
riqueza entre todos da comunidade. Terás que distribuí-la a alguns
da Comunidade de Muhammad ()’. Zaid disse: ‘Então distribuirei,
em proporção, a riqueza a alguns da comunidade de Muhammad’.
(Zaid e Umar viraram-se para o Mensageiro de Deus). Zaid disselhe:
‘Testemunho que nada nem ninguém merece ser adorado
senão Deus, e que Muhammad () é servo e mensageiro de Deus’.
Assim foi como se tornou crédulo, morreu na Batalha de Tabuk,
quando se enfrentava com o inimigo - que Deus tenha piedade de
Zaid’. (Ibn Hibban, 288)
Um exemplo de perdão se faz evidente quando oferece sua anistia
total a todo o povo de Meca, depois da conquista. Quando o
Mensageiro de Deus () reuniu aqueles que o perseguiram,
torturaram-no e abusaram dos seus companheiros, levou-os para fora
da cidade de Meca e lhes disse: ‘Que crêem que eu teria que lhes
fazer ?’ Eles disseram: ‘Tu és um irmão e sobrinho bondoso e
generoso’ Ele disse: ‘Retirem-se – são livres!’ (Baihaqi, 18055)
31. Paciência: O Mensageiro de Deus () era um modelo de
paciência. Foi paciente com seu povo antes do Islã; eles adoravam
ídolos e agiam pecaminosamente. Ele foi paciente e tolerante com a
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
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perseguição e o mal que os pagãos de Meca lhe causaram, assim
como a seus companheiros, e buscou a recompensa em Deus.
Também foi paciente e tolerante com o mau trato dos hipócritas em
Medina.
Foi um paradigma de paciência quando perdeu seus parentes
queridos; sua esposa Jadiyah, morreu durante sua vida. Todos os
seus filhos morreram durante sua vida, exceto Fátima. Seu tio al-
Abbas também morreu. O Profeta () foi paciente e buscou a
recompensa em Deus.
Anas b. Malik disse:
‘Entramos na casa de Abu Saif – o ferreiro – com o Profeta (). A
esposa de Abu Saif era a encarregada de amamentar seu filho
Ibrahim. O Mensageiro de Deus () pegou seu filho Ibrahim no
colo, abraçou-o e beijou-o. Um tempo depois, foi ver novamente
seu filho – que estava agonizando. O Profeta () começou a chorar.
Abdurrahmaan b. Auf disse: ‘Profeta de Deus, tu também choras!’
O Mensageiro de Deus () disse: ‘Ibn Auf, isto é compaixão’ – o
Profeta () derramou mais lágrimas e disse: ‘Os olhos derramam
lágrimas, o coração se entristece, mas somente dizemos o que
agrada a nosso Criador. Estamos tristes por tua morte, Oh Ibrahim!’.
(Bujari, 1241)
32. Justiça e Equidade: O Mensageiro de Deus () era justo e
imparcial em todos os aspectos de sua vida e na aplicação da
Legislação Islâmica (Shari’ah).
A’ishah disse:
‘ As pessoas de Quraish estavam muito preocupadas com a mulher
Majzumi porque ela havia roubado. Conversaram entre eles e
disseram: ‘Quem pode interceder por ela ante o Mensageiro de
Deus ()?’
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
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Finalmente disseram: ‘Quem melhor para conversar com o
Mensageiro de Deus () sobre o assunto do que Usamah b. Zaid, o
rapaz mais apreciado pelo Mensageiro de Deus ()’. Então Usamah
falou com o Mensageiro de Deus, sobre a mulher. O Mensageiro de
Deus () disse-lhe: ‘Usamah! Intercedes, em seu beneficio para
desatender um dos castigos impostos por Deus!
O Mensageiro de Deus () se levantou e pronunciou um discurso,
no qual disse:
‘Povos que os precederam foram destruídos porque quando um
nobre roubava, deixavam-no livre; mas se um pobre o fazia, castigavam-
no. Por Deus! Se Fátima, a filha de Muhammad roubasse, eu
ordenaria que sua mão fosse cortada’. (Bujari, 3288)
O mensageiro de Deus () era justo e imparcial, e permitia que os
outros se vingassem ainda que ele os machucasse. Usaid b. Hudhair
disse:
‘Um homem estava fazendo graça e provocando o riso das pessoas;
o Profeta () passou ao seu lado e o golpeou suavemente com um
ramo que levava. O homem exclamou: ‘Profeta de Deus! Permitame
vingar-me!’ O Profeta () disse: ‘Avante!’ O homem disse:
‘Mensageiro de Deus, tu usavas uma vestimenta quando me golpeaste,
eu não!’ O Mensageiro de Deus () levantou a parte superior
de sua vestimenta, e o homem beijou seu dorso dizendo: ‘ Eu só
pretendia fazer isto, Mensageiro de Deus!’ (Abu Dawud, 5224)
33. Temer a Deus e ser Consciente d’Ele: O Mensageiro de Deus ()
era a pessoa mais consciente de Deus. Abdullah bin Masud disse:
‘Uma vez o Mensageiro de Deus () me disse: ‘Recita o Alcorão
para que possa escutar-te!’ Abdullah b. Masud disse: ‘Recito-o para
ti e a ti ele foi revelado!’ O Profeta () disse: ‘Sim’. ‘Comecei a reciMuhammad,
O mensageiro de Deus ()
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tar Surat an-Nisaa23, até que cheguei ao versículo: Que acontecerá
quando trouxermos uma testemunha de cada comunidade e te trouxermos
[Oh, Muhammad !] como testemunho contra estes os incré-
dulos do teu povo ? [4:41]
Ao escutar este versículo, o Mensageiro de Deus () disse: ‘Suficiente!
’ Abdullah b. Masud disse: Virei-me e vi o Mensageiro de
Deus () chorando’.’ (Bujari, 4763)
A’ishah disse:
‘Se o Mensageiro de Deus () via nuvens escuras no céu, passeava
inquieto para trás e para frente, saía de sua casa e voltava a entrar.
Quando começava a chuva, o Profeta () se relaxava. A’ishah disse:
perguntei-lhe sobre isso e me respondeu: ‘Não sei; pode ser que seja
como se diz:
E quando viram uma nuvem que se aproximava dos seus vales,
disseram: Esta é uma nuvem que nos traz chuva [Mas
seu Mensageiro lhes disse:] Não, é o castigo que pedíeis que
lhes sobrevenha. Então um vento lhes infligiu um doloroso
castigo, destruiu tudo por ordem do seu Senhor. E quando
amanheceu, somente se podiam ver suas moradas [vazias];
assim castigamos aos transgressores.24 [46:24-25]
34. Satisfação e Riqueza de Coração: Umar b. al-Jattab disse:
‘Entrei na casa do Mensageiro () e o encontrei sentado em um tapete.
Tinha uma almofada de couro feita de fibras. Uma panela com
água a seus pés, e havia alguma roupa pendurada na parede. Suas
costas estavam marcadas pelo tapete em que estava recostado. Umar
chorou quando viu esta realidade, mas o Mensageiro () lhe perguntou:
‘Por que choras?’ Umar disse: ‘Profeta de Deus! Cosroes e
23 O quarto capítulo do Alcorão.
24 Bujari # 3034.
Muhammad, O mensageiro de Deus ()
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César desfrutam do melhor deste mundo, e tu sofres na pobreza’.
Ele disse: ‘Não te dá prazer que eles desfrutem o melhor deste
mundo, e que nós desfrutemos no Além?’ (Bujari, 4629)
35. Desejos de bondade até com seus inimigos
A’ishah disse: ‘Perguntei ao Mensageiro de Deus (): “Enfrentaste
um dia mais duro e difícil que o da Batalha de Uhud?” Ele respondeu:
‘ Sofri muito por tua gente ! O pior dia que sofri foi o dia de al-
‘Aqabah quando falei com Ali b. Abd Yalil b. Abd Kilaal (para receber
seu apoio e proteção) mas me abandonou. Quando deixei
aquele lugar estava muito preocupado; caminhei – até que cheguei
a uma área chamada Qarn ath-Za’alib. Ergui meu olhar para o céu e
notei que uma nuvem me sombreava. O anjo Gabriel () me chamou
e disse: ‘Muhammad! Deus, o Altíssimo, escutou o que tua
gente te disse – e enviou o Anjo encarregado das montanhas, para
que lhe ordenes o que desejas’. O profeta () disse: ‘O Anjo encarregado
das montanhas me chamou dizendo: ‘Que a paz de Deus
esteja contigo! Muhammad, farei o que aches necessário. Se quiseres
posso juntar as montanhas Ajshabain e destruir tudo que há
entre elas. O Mensageiro de Deus () disse: Não, poderia ser que
Deus tirasse de entre eles pessoas que creiam em Deus e não o associem.
(Bujari, 3059)


FONTe: Muhammad O Mensageiro de Deus - Abdurrahman Al- Sheha

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