Surat
al-Hujurat cap. 49 vs. 11-12: “Ó vós que credes! Que um grupo não escarneça de outro
grupo – quiçá este seja melhor que aquele – nem mulheres, de mulheres – quiçá
estas sejam melhores que aquelas – e não vos difameis, mutuamente, e não vos
injurieis, com epítetos depreciativos. Que execrável a designação de ‘perversidade’,
depois da Fé! E os que não se arrependem, esses são os injustos. Ó vós que
credes! Evitai muitas das conjecturas. Por certo, uma parte das conjecturas é
pecado. E não vos espieis. E não faleis mal, uns dos outros, pelas costas.
Algum de vós gostaria de comer a carne de seu irmão morto? Pois, odiá-lo-íeis!
E temei a
Allah. Por certo, Ele é Remissório, Misericordiador”.
Allah. Por certo, Ele é Remissório, Misericordiador”.
Uma irmã acaba de chegar para o salat jummua. Ela entra
na sala das mulheres e algumas irmãs presentes a observam da cabeça aos pés, medindo-a.
Quando ela inicia o tahhiyatul masjid, essas irmãs se olham e cochicham entre
si: “Chegou a irmã modesta”, “Olha como ela está usando o hijab!”, “Ela não
deveria vir na mesquita vestida desse jeito”, “Onde já se viu usar essa calça
apertada pra vir na mesquita!”, “Ela não se respeita, vem pra mesquita ficar se
exibindo!”, “Eu que não quero amizade com uma pessoa dessa, se veste assim e
ainda diz que é muçulmana!!”.
Em
quantas mesquitas essa situação deprimente não acontece? Principalmente entre
nós mulheres, esta cena é infelizmente muito comum. Parece que nunca lemos ou
não levamos à sério o que Allah SWT
disse nos dois versículos citados acima. Ou será que lemos e entendemos,
mas estamos sempre nos esquecendo do que eles significam? Quando Allah SWT diz:
“Algum de vós gostaria de comer a carne
de seu irmão morto? Pois, odiá-lo-íeis!”, Ele está comparando a abominação
da maledicência com a abominação da simples sugestão repulsiva de comermos a
carne de nosso irmão morto. Allah SWT está também chamando nossa atenção para a
gravidade deste ato horrível de falar mal de nossos irmãos e irmãs muçulmanas.
O profeta s.a.w. também falou a respeito disso. Abu Dawud
relatou que o Profeta s.a.w. disse: “Quando
fui elevado aos céus (durante o Mi’raj) eu passei por pessoas que tinham unhas
de cobre e arranhavam o rosto e o peito. Eu disse ‘Quem são essas pessoas,
Gabriel?’ Ele respondeu: ‘Eles são aqueles que consumiram a carne das pessoas
(que falaram mal dela) e derramaram sua honra’”. Ainda sobre a gravidade da
maledicência, o Profeta s.a.w. disse: “Cuidado
com a maledicência, pois a maledicência é mais séria que o adultério. Um homem
pode cometer adultério, e beber (vinho), e depois de arrepender, e Allah o
perdoará. Mas aquele que fala mal de alguém não será perdoado por Allah até que
seu companheiro (de quem ele falou mal) o perdoe”. [Suyuti, Al-Jami` as-Saghir, 1/174, #2919, de Ibn
Abid-Dunya, e Abush-Shaykh, Al-Tawbikh.]
Será que quando aquelas irmãs
cochicharam sobre a irmã que estava rezando, elas sabiam o motivo para ela
estar vestida daquela forma? Precisamos
ter a noção clara de que falar de uma irmã muçulmana, ou falar de qualquer
pessoa, sem conhecimento ou sem certeza da verdade dos fatos é uma forma de
injustiça, além de ser algo que teremos que justificar e provar para Allah SWT
no dia do Juízo Final, pois, Allah SWT nos alertou
sobre a prestação de contas de todos os nossos atos e ditos em Surat an-Nur cap. 24 vs. 24: “Um dia, em que suas línguas e
suas mãos e seus pés testemunharem contra eles, pelo que faziam. Em Surat ‘Isra’ cap. 17 vs. 36: “E
não persigas o de que não tens ciência. Por certo, do ouvido e da vista e do
coração, de tudo isso se questionará”. Mais adiante, em Surat Qaf cap. 50, Allah SWT diz vs. 18: “Ele não profere
dito algum sem que haja, junto dele, um observante presente” . E no mesmo
capítulo, no vs. 22: “E seu acompanhante dirá: ‘Eis o que tenho
presente, junto de mim’” [o registro dos ditos e das ações de cada pessoa].
Muitas das mulheres que se prestam
a fazer mau juízo das irmãs muçulmanas talvez não tenham em mente que esses
comentários são o que Allah SWT condena como maledicência, sobre a qual Ele
afirma em Surat An-Nissa cap. 4 vs. 148:
“Allah não ama a declaração de
maledicência, exceto a de quem sofre injustiça. E Allah é Oniouvinte,
Onividente”. E pode ser que o que elas comentam não se espalhe para mais
ninguém, mas ainda assim, deveriam lembrar que Allah SWT disse em Surat Hud cap. 11 vs. 5: “Ora, eles dobram seus peitos para
esconder-se dEle. Ora, mesmo quando se encobrem em seus trajes, Ele sabe o de
que guardam segredo e o que manifestam. Por certo, Ele, do íntimo dos peitos, é
Onisciente”. E disse em Surat an-Nur cap. 24 vs. 19: “Por certo, os que amam que a obscenidade se
dissemine, entre os que crêem, terão doloroso castigo na vida terrena e na
Derradeira Vida. E Allah sabe, e vós não sabeis”.
Qual deveria ser o comportamento
correto e contrário ao pré-julgamento? Temos em Surat an-Nur, nos primeiros
versículos uma advertência àqueles que fizeram mau juízo de ‘Aisha’ r.a.a.
espalhando uma história sem ter conhecimento da verdade sobre ela. Vejamos como
Allah SWT os repreendeu, condenando o que fizeram e estabelecendo o que deveria
ter sido feito: Surat an-Nur cap. 24 vs.
11-17: “Por certo, os que chegaram
com a calúnia são um grupo coeso de vós. Não suponhais que ela [a calúnia] vos
seja um mal. Mas vos é um bem. Para cada um deles, haverá o que cometeu de
pecado. E aquele que, dentre eles, se empenhou em ampliá-la, terá formidável
castigo. Que, tão logo a ouvistes, os
crentes e as crentes houvessem pensado bem deles como de si mesmos, e houvessem
dito: ‘Esta é evidente infâmia!’. Que houvessem chegado com quatro
testemunhas disso! Então, se não chegaram com as testemunhas, esses são,
perante Allah, os mentirosos. E não fora o favor de Allah para convosco e Sua
misericórdia, na vida terrena e na Derradeira Vida, haver-vos-ia tocado
formidável castigo por aquilo que vos empenhastes em propalar, quando
difundistes com suas línguas e dissestes com suas bocas aquilo de que não
tínheis ciência, supúnheis simples, enquanto, perante Allah, era formidável. E, tão logo a ouvistes, houvésseis dito:
‘Não nos é admissível falarmos disso. Glorificado sejas! Isto é formidável
infâmia!’. Allah exorta-vos a jamais reincidirdes em algo igual a isso, se sois crentes.”
A ordem que Alah SWT dá é clara:
pensar bem de nossas irmãs muçulmanas, da forma como pensamos em nós mesmas, e
não admitirmos a validade de uma fofoca sobre nossas irmãs, nem especularmos à
respeito do que foi dito sobre ela. O Profeta s.a.w. chamou atenção,
repreendendo aqueles dizem ter fé mas não a possuem no coração e nem a
demonstram em seus atos: “Ó assembléia daqueles que creram com suas línguas, mas em cujos
corações a fé não entrou! Não falem mal dos muçulmanos, nem procurem saber de
seus segredos! Pois, quem procura os erros de seu irmão, Allah procurará os
seus segredos. E, quem tiver seus segredos encontrados por Allah, Allah o
arruinará, mesmo (se ele se esconder) nas profundezas de sua própria casa”. [Abu Dawud em al-Adab, 4/271, #4880]. O Profeta s.a.w. disse sobre
Ghibah: “É falar de seu irmão aquilo que
ele não gosta que seja dito sobre ele”. Alguém perguntou: “E se meu irmão
possuir aquilo (a característica de que estou falando)?” Ele s.a.w. respondeu:
“Se ele possuir aquilo que você diz, então por certo você falou mal dele. E se
ele não possui aquilo de que você falou, então você o caluniou”. [Muslim in
al-Birr, 4/2001, #70; Ahmad in Al-Musnad, 2/230,384].
Mesmo que seja verdade o que se diz sobre nossa irmã muçulmana, devemos
nos abster de comentar à respeito. Porque ainda assim, não sabemos o motivo,
por exemplo, de uma irmã estar se vestindo de uma forma não apropriada. Nós
temos que pensar em justificativas para ela, e não partir para um tipo de
julgamento que Allah SWT condenou explicitamente no Livro Sagrado e sobre o
qual também o Profeta s.a.w. nos advertiu. Em vez disso, vamos nos aproximar
dessas irmãs que não estão mostrando uma prática correta do din, e vamos nos
empenhar em descobrir uma forma de ajuda-las a fazer as coisas da maneira
correta. Vamos usar também o bom senso, pois quando nos revertemos ao Islam, é
comum ainda não sabermos muito bem que tipo de roupas usar, ou mesmo sabendo,
ninguém reforma o guarda-roupa da noite para o dia. Aos poucos é que vamos
compreendendo a melhor forma de usar o hijab, o que vestir e como se portar
dentro e fora da mesquita, os motivos para não fazer uso daquilo que realce
nossa beleza fora de casa ou diante de quem não deve ter intimidade conosco.
Nós todas passamos por esse momento de transição, e também é importante lembrar
que nem todas as pessoas levam o mesmo tempo para internalizar e aplicar o
aprendizado da religião. Vamos aprender a respeitar nossas irmãs muçulmanas e a
se prestar a ajuda-las com carinho e paciência, lembrando que nossas palavras e
atitudes vão influenciá-las na prática do Islam.
Que Allah SWT nos oriente dentro da religião e aperfeiçoe nossa
conduta, e que nos faça meios através dos quais Ele dará orientação a outras
pessoas. Que Allah SWT ponha em nossos corações o amor por nossos irmãos e
irmãs de crença e que faça de nós a comunidade que o Profeta s.a.w. comparou a
uma estrutura sólida na qual cada tijolo dá suporte ao outro. Ameen.
Nenhum comentário:
Postar um comentário