Vestimenta "parte 2"

   A Descrição da largura da manga, do tamanho da camisa, da túnica, do turbante, etc. Proibição do ato de arrastar a roupa em sinal de ostentação; e a desaprovação disso, mesmo que seja sem intenção de se mostrar.       


   Asmá Bint Yazid, dos Ansar (R.A.A) narrou: "As mangas das camisas do Mensageiro de Deus (S.A.A.S) lhe chegavam apenas até aos pulsos." (Abu Daoud e Tirmizi)
   Abu Huraira (R.A.A) contou que o Profeta (S.A.A.S) disse: "Toda a parte do corpo, por debaixo dos calcanhares, que for coberta por uma túnica, estará no inferno." (Bukhari)
   Abu Zar (R.A.A) narrou que o Profeta (S.A.A.S) disse: "Deus, no Último Dia, não dirigirá a palavra ou o olhar, nem purificará a três classes de pessoas, as quais sofrerão, aliás, um um doloroso tormento!" E repetiu aquilo por três vezes. Disse também: "Eis que essa gente será condenada ao fracasso." Perguntaram: "Mais... ó Mensageiro de Deus quem serão?" Disse: "São aqueles que deixam que sua túnica se arraste, aqueles que exprobam a caridade que fazem, e aqueles que conseguem vender seus produtos de falsas alegações." (Muslim)
   Jáber Ibn Sulaim (R.A.A) relatou que, em certa ocasião, conheceu um homem que, sempre que dava uma ordem, as pessoas se apressavam em a cumprir. Então perguntou quem era aquele homem, e lhe responderam que se tratava do Mensageiro de Deus (S.A.A.S). Aproximou-se dele, e o saudou: "Para ti seja a paz, ó Mensageiro de Deus!" - disse-o  duas vezes. Porém. o profeta lhe replicou: "Não digas 'Para tiseja a paz', pois que essa é a saudação dos mortos. Outrossim, dize: 'Que a paz esteja contigo!'" Perguntou-lhe: "És tu o Mensageiro de Deus?" Respondeu: "Sim, sou o Mensageiro de Deus, o Qual, se te ocorrer uma desgraça e Lhe suplicares, te fará desaparecer; e se passares por um ano de seca, e Lhe suplicares, fará com que tua terra produza. E se te se te encontrares numa terra desértica e perderes sua montaria, e Lhe suplicares, Ele te devolverá." Disse Sulaim: "Aconselha-me, pois!" Disse o Profeta (S.A.A.S): "Nunca insultes a ninguém" (Jáber Ibn Sulaim acrescentou que, depois daquelas palavras, nunca mias voltou a insultar a ninguém nem a nada, fosse homem, escravo, camelo ou ovelha". E o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) prosseguiu: "Não negligencieis o praticar qualquer benigno, ainda que seja o de escutar, com semblante alegre, as palavras de um irmão, pois que isso é realmente um ato de bem. Contudo, que a tua túnica não seja tão comprida a ponto de ir além da metade das tuas pernas ou, quando muito, até aos tornozelos. E jamais arrastes tua túnica, porquanto isso é sinal de jactância, e Deus não estima os jactanciosos. Além do mais, se um homem te ofender por saber algo sobre ti, não o ofendas por algo que saibas sobre ele, pois ele arcará com as falhas, como consequência das suas ofensas." (Abu Douad e Tirmizi)     





FONTE: "Oásis dos virtuosos"

Nenhum comentário:

Postar um comentário