Vestimenta "parte 1"

   Tenho percebido que há muitas dúvidas em relação a forma de se vestir, então vou postar aqui alguns registros do Alcorão sagrado e dos Hadith, sobre as vestimentas.    


   A recomendação da roupa de cor branca. A permissão para se portar as demais cores, bem como a utilização de qualquer espécie de tecido, menos a seda.


   Deus, louvado seja, disse:
   "Ó filhos de Adão, temo-vos provido de vestimentas, tanto para dissimulardes vossas vergonhas, como para o vosso aparato; porém, o pudor é preferível! Isso é um dos sinais de Deus para que meditem." (7:26)

   E Deus, louvado seja, disse:
   "E Deus vos proporcionou abrigos contra o sol em quanto criou, destinou abrigos nos montes, concedeu-vos vestimentas para vos resguardardes  do calor e do frio e armaduras para proteger-vos em vossos combates. Assim vos agracia para que vos consagreis a Ele." (16:81).


   Ibn Abbas (R.A.A) contou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: "Vesti-vos com roupa branca, pois é a melhor de vossas vestimentas, e utilizai, para vossos mortos, mortalhas de tecido também branco!" (Abu Daoud e Tirmizi)
   Wahab Ibn Abdullah (R.A.A) narrou: "Uma ocasião, vi o Profeta (S.A.A.S) em Makka. Encontrava-se no abtah, em uma tenda de pele de cor vermelha. Bilal
levou água de ablução para o Profeta (S.A.A.S), e a salpicaram uns sobre os outros. Ummais tarde, saiu o Profeta (S.A.A.S) com uma capa de cor vermelha. Parece-me como se ainda agora lhe visse a brancura das pernas. Bilal fez o chamamento à oração, enquanto que eumlhe seguia o rosto, que se virava para a direita e para a esquerda, a proclamar: 'Vinde para a oração! Vinde para a prosperidade!' Em seguida, Bilal cravou no chão o seu bastão diante do mensageiro de Deus (S.A.A.S), que se adiantou, e orou. Defronte deles passavam cães e burros, e ninguém os impedia." ( Bukhari e Muslim)

   Rifá al Taimi (R.A.A) relatou: "Vi o Mensageiro de Deus (S.A.A.S)  vestido com duas peças de tecido de cor verde." (Abu Daoud e Tirmizi)
   Jáber (R.A.A) contou: "No dia da sua entrada em Makka, o Mensageiro de Deus(s.A.A.S) portava um turbante de cor preta." (Muslim)
   Amr Ibn Hurais (R.A.A) narrou: "É como se eu visse agora o mensageiro de Deus (S.A.A.S) portando um turbante de cor preta, com as extremidades a lhe cair sobre os ombros." (Muslim)
   Aicha (R.A.A) relatou: "Certa manhã, o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) saiu de casa usando uma capa de lã, de cor preta, e tinha debuxada uma sela de montaria." (Muslim)
   Al Muguira Ibn Cuba (R.A.A) contou que certa noite acompanhava o Mensageiro de Deus (S.A.A.S), durante uma viagem. No trancurso da mesma, o Profeta perguntou: "Trazes água?" Muguira respondeu que sim. Então ele apeou da sua montaria, e caminhou, até ocultar-se na escuridão da noite. Quando voltou, derramou água do cântaro sobre as mãos dele que, com ela, lavou o rosto. Naquela noite, o profeta estava usando uma túnica de lã, e era-lhe difícil levantar os braços. Por isso, enfiou as mãos por debaixo da túnica; foi assim que pôde lavar-se, passando as mãos molhadas sobre a cabeça. Muguira inclinou-se para tirar as sandálias ao Profeta, mas este lhe disse: "Deixa estar, pois as calcei tendo os pés limpos, após a ablução." Em seguida, passou a mão sobre eles. (Bukhari e Muslim).   




FONTE: 'Oásis dos virtuosos'

Nenhum comentário:

Postar um comentário