"Harmonizai-vos com elas" (Alcorão Sagrado, 4:19).
E disse:
"Não podereis ser eqüitativos com vossas esposas, ainda que nisso vos empenheis. Por essa razão, não vos inclineis preferencialmente a uma delas, deixando a outra como se estivesse abandonada; porém, se vos emendardes e temerdes a Deus, sabei que Ele é Indulgente, Misericordiosíssimo" (Alcorão Sagrado, 4:129).
Abu Huraira (R) relatou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: "Tratai bondosamente as mulheres. A mulher foi criada de uma costela, e a parte mais curva da costela é a sua parte superior. Se quiserdes endireita-lá, ireis quebra-lá; se a deixardes como ela é, ficará curva. Portanto, tratai bondosamente as mulheres." (Mutaffac alaih)
Abdullah Ib Zama (R) relatou que ouviu o Profeta (S.A.A.S) proferir um discurso, no decorrer do qual mencionou o caso da camela (do Profeta Saleh) e da pessoa que o matou. Naquele sermão, ele disse: " E o mais perverso deles se incumbiu... (Alcorão Sagrado, 91:12)" Isso quer dizer que o chefe mais poderoso da tribo de Samud foi para a frente e cortou os pés da camela. Depois ele apresentou um conselho sobre as mulheres, e disse: "Alguns de vós espancam suas mulheres, tratam-nas como escravas e, no fim do dia coabitam com elas!" Então ele admoestou a audiência quanto a rirem de alguém que solta gases, dizendo: "Por que rides de uma pessoa que faz a mesma coisa que vós outros fazeis?" (Mutaffac allaih)
Abu Huraira (R) narrou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: "Que nenhum crente guarde rancor de uma crente (sua esposa), pois se algo do caráter dela o aborrecer, será comprazido no resto do mesmo." (Muslim)
Amru Ibn al Ahwass Al Juchami (R) relatou que ouviu o Profeta (S.A.A.S), na Peregrinação de Despedida, dizer, depois de ter louvado e glorificado a Deus: "Tratai as mulheres com bondade. Elas são como prisioneiras em vossas mãos. Além disso, não possuís nada delas. Se cometerem algum mau comportamento, deveis afastá-las de vossos leitos e castigá-las; porém, sem infrigir-lhes uma punição severa. Se vos obedecerem, não recorrais a nada mais contra elas. Sabei que tendes direitos sobre as vossas mulheres e elas têm direitos sobre vós. Os vossos direitos é exigirdes que não vos traiam, nem permitam que entre em vossas casas quem não desejais, e os seus direitos sobre vós é que deveis tratá-las bem, alimentando-as e vestindo-as." (Tirmizi)
Muáwiya Inbn Haida (R) relatou que solicitou ao Profeta (S.A.A.S) que o instruísse quanto ao direito da esposa sobre o marido. Ele disse: "Deves alimentá-la do mesmo que tu te alimentas. Deves vesti-las do mesmo que tu te vestes. Não deves bater-lhe na face. Não deves aborrecê-la ou amaldiçoá-la. Não deves separar-te dela a não ser nos limites da casa." (Abu Daúd)
Abu Huraira (R) relatou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: "O crente mais íntegro é aquele que demonstra melhor caráter e tem melhor moralidade. E o melhor dentre vós é aquele que melhor trata a sua mulher." (Tirmizi)
Abdullah Ibn Amr Ibn al 'As (R) relatou que o Mensageiro de Deus (S.A.A.S) disse: "A vida é uma sucessão de coisas proveitosas, e o melhor da vida é uma mulher virtuosa." (Musslim)
FONTE: O jardim dos virtuosos - Imam Abu Zakaria Yahia Ibn Charaf An Nawawi
Nenhum comentário:
Postar um comentário